sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Parceria

A conversa num sábado de manhã na casa de Rosana Lanzelotte foi o aceno de entendimento que, a princípio, sugeriu convergências, porém não ainda a parceria que, semanas mais tarde, viria a se demonstrar especialíssima.

 Por Leonardo Sá

De um lado, estava um projeto conhecido que promove concertos prestigiosos com a participação de profissionais consagrados; de outro, uma orquestra de iniciantes, formada por crianças dos bairros da Gamboa, Santo Cristo e adjacências, cuja experiência de público até então não ultrapassara o âmbito de apresentações restritas aos próprios familiares e alguns convidados.

Da sintonia inicial, resultou uma segunda conversa dias mais tarde. quando foi lançado o desafio de se reunir no mesmo palco a garotada da Orquestra Infantil Maestro José Siqueira com Felipe Prazeres, spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica, num recital conjunto.

A notícia deixou as crianças desconfiadas quanto à veracidade de o principal instrumentista de uma das mais destacadas instituições musicais do Rio de Janeiro vir tocar com elas, mas, a chegada do artista para o ensaio, numa outra manhã de sábado, causou entusiasmo.

Além disso, a participação de Nathan Amaral, jovem integrante da equipe de monitores do projeto como solista ao lado do profissional convidado numa peça na qual todos atuavam, confirmou o empenho do grupo que, motivado pela simpatia de Felipe, se desfez de quaisquer inseguranças.

Portanto, a partir daquele primeiro aceno de entendimento, alimentado agora pela recente realização, surge a expectativa de continuidade de uma parceria com o "Música nas Igrejas" que tanto reúna qualidade técnica e musical quanto propicie o melhor desenvolvimento humano dos jovens participantes da Orquestra Infantil Maestro José Siqueira.

Nenhum comentário: